sábado, 25 de outubro de 2014

Pesto genovês clássico

O pesto apesar de não ser muito difundido aqui no Brasil é um dos pilares da cozinha italiana e como a grande maioria das receitas italianas apresenta uma receita diferente em cada região da Itália, sendo assim, encontramos o pesto genovês, o pesto siciliano (e mesmo na Sicília há outra variação chamada pesto alla trapanese), o pesto umbro, etc. Cada variação apresenta pequenas ou às vezes grandes modificações nos ingredientes e nas quantidades.

Mas para não confundir nem dificultar segue a receita do Pesto Genovês Clássico, assim chamado pela fidelidade aos ingredientes originais.



Pesto genovese clássico

Ingredientes:

- 1 maço (cerca de 1 xícara de chá) de manjericão fresco (só as folhas, de preferência aquele com as folhas médias);
- 1 xícara de parmesão de qualidade (o ideal seria grana padano ou parmigiano reggiano) e 1 xícara de queijo pecorino romano, ralados (se não quiser ou não encontrar o pecorino, usar 2 xícaras do parmesão ralado);
- 1/2 xícara de pinoli (se não encontrar pode até substituir por nozes mas sugiro colocar 2 unidades apenas, para não prevalecer o sabor das nozes);
- 1 xícara de azeite extra virgem de qualidade;
- 1 dente grande de alho ou 2 pequenos;
- Uma pitada de sal (se usar pecorino não precisa sal).

Modo de Preparo:

Originalmente o pesto é preparado no pilão de pedra, mas podemos nos render à facilidade do mixer ou ainda do liquidificador, neste caso os italianos dizem que as folhas de manjericão não podem ter alteração na temperatura, pois alteraria o sabor e recomendam levar o azeite à geladeira por algumas horas antes de preparar o pesto, para que ele mantenha a temperatura do pesto na hora de bater, ou ainda, bater aos poucos para não esquentar muito, também por esta razão ele não vai ao fogo, é servido sobre a massa já cozida e escorrida.

O pesto acompanha qualquer tipo de massa, até mesmo nhoque. Pode congelar, dura cerca de 3 meses no freezer, quando for usar descongelar naturalmente sem levar ao fogo e acrescentar a massa cozida quente, servir imediatamente.

Faço no mixer, dessa forma:


Coloco os ingredientes nessa ordem e por último o azeite e bato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário