segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Supplì al telefono ou arancini italiano

O nome pode parecer estranho dizem que supplì teria origem na palavra francesa surprise ou surpresa em português e telefono é devido ao queijo que quando se corta o bolinho estica como o fio dos antigos telefones, mas nada mais é que um bolinho feito a partir da sobra de risotto, recheado e frito, e é também muito simples de fazer, mas o resultado é divino!

Sabe aquele risotto que sobrou do almoço ou do dia seguinte que não há meio de salvar porque o arroz ficou todo grudado? Então esse risotto que parece não ter salvação vira esse petisco delicioso que é chamado de arancini ou supplì al telefono dependendo da região da Itália, variando os ingredientes mas o modo de preparo é basicamente o mesmo. Se você não tiver uma receita de risotto eu já postei uma aqui: http://pastaeburro.blogspot.com.br/2014/10/pesto-genovese-classico.html
Mas lembre-se o melhor é o risotto que sobrou do dia anterior porque quanto mais grudento estiver melhor para modelar os bolinhos.

Foto de: http://www.misya.info

Você vai precisar  além do risotto que pode ser de qualquer sabor, queijo muçarela em pedaço, que você deve cortar em tiras da largura de um dedo aproximadamente por três de comprimento, ovo e farinha de rosca para empanar.

Pegue uma porção de risotto com a mão e modele bem envolvendo as tiras de queijo formando bolinhos compridos, em seguida passe-os em ovo batido e farinha de rosca. Frite em óleo não muito quente para que derreta bem o queijo mas não frite muito para não queimar. Um teste para saber se o queijo derreteu é enfiar um palito de dente, se o palito entrar com facilidade é porque o queijo derreteu caso contrário abaixe um pouco o fogo para que não queimem.

Sirva ainda quente. Se quiser pode congelar antes de fritar, mas tome cuidado para não grudarem ao congelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário