quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Pasta alla Norma (ou Caserecce alla Trapanese)


Pasta alla Norma (ou Caserecce alla Trapanese)

A pasta alla Norma é uma massa típica da cidade de Catania na Sicília, e foi criada possivelmente em homenagem ao compositor da ópera Norma, Vinzeno Bellini, que nasceu na cidade de Catania.
Entretanto, existe uma variação mais simples chamada Caserecce alla trapanese, que leva a chamada molica di pane, que irei explicar a seguir do que se trata...

Ingredientes:
- 2 porções (ou metade da embalagem) de casarecce, esta massa encontramos aqui da marca Barilla, mas em alguns empórios também podem encontrar de outras marcas.
- 1 beringela grande cortada em cubinhos
- 3 tomates médios cortados em cubinhos
- um punhado de folhas de manjericão picadas
- 2 dentes de alho
- sal a gosto
- óleo para fritar
- farinha de rosca (nova e de boa qualidade)
- salsa desidratada e/ou orégano
- queijo pecorino ralado

Comece salgando a berinjela em um escorredor de macarrão para que ela solte líquido e perca o gosto amargo, por cerca de meia hora. Enquanto isso pique os tomates em cubinhos desprezando o excesso de sementes. Pique também o alho e coloque água para ferver para a massa.
Lave bem a berinjela debaixo da torneira e aperte para retirar o excesso de água. Frite em uma panela com 2 dedos de óleo até dourar, deixe escorrer em papel toalha.
Quando ferver a água acrescente bastante sal (como dizem os italianos a água da pasta deve ser salgada como o mar rs) e despeje o casarecce. Na embalagem diz 9 minutos de cozimento, mas acho que o ideal seria 12, escorra e reserve.
Na panela onde fritou a berinjela, retire parte do óleo deixando o suficiente para refogar o alho, quando começar a dourar acrescente os tomates picados mexa e tampe por alguns minutos para que eles formem um molho ralo, em seguida acrescente os cubinhos de berinjela fritos e a massa escorrida, misture bem e deixe no fogo mais um minuto para que a massa incorpore bem esse molho.

Para finalizar a massa, na pasta alla Norma da cidade de Catania usa-se o queijo pecorino ralado, já na tradição de Trapane, outra cidade da Sicília, usavam um substituto do queijo ralado para polvilhar sobre a massa chamada "Molica di Pane", que é a farinha de rosca, ou farinha de pão que sugiro deve ser passada um pouquinho muna frigideira com um fio de azeite e eu gosto de temperar com sal, salsa desidratada e/ou orégano se preferir, desligue o fogo e acrescente um pouco de queijo parmesão ralado à molica (porque ninguém é de ferro para rejeitar o queijo rsrs). Salpique essa mistura por cima da massa e está pronto, fica uma delícia!




Sem a molica di pane


Com a molica di pane, se preferir









3 comentários:

  1. Ideia genial do blog! Melhor ainda partilhar conosco a experiência, sem contar o lindo pedido de casamento! Há coisas que são inexplicáveis e inesquecíveis. ...Ah vou testar as receitas tbm....vai postando!!!

    ResponderExcluir